Constelação Familiar Sistêmica
É uma abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos. O resultado desses experimentos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo que se baseia em um conjunto de "leis" naturais que regem o equilíbrio dos sistemas que o próprio Bert gosta de chamar de "Ordens do Amor"

Hierarquia

A Hierarquia ou Ordem de Chegada, diz respeito a quem chegou primeiro na família. Portanto, os mais velhos merecem ser olhados com muito respeito e cuidado, pois foi através deles que a família veio se mantendo. Você pode dizer que agora eles já estão velhos e não sabem mais das coisas. Isso, em muitos casos pode ser verdade, mas mesmo assim devem ser respeitados nas suas decisões e necessidades. Eles chegaram primeiro!

Pertencimento

Pertencer é antes de tudo um sentimento natural, uma necessidade de qualquer ser humano. Cada pessoa que nasce ou é vinculada a um sistema, necessita ser reconhecida como membro integrante e respeitada no seu lugar e papel dentro desse mesmo sistema. No Sistema Familiar os membros são únicos e todos têm o direito de pertencer. Isso equivale dizer que ninguém pode ser excluído não importando suas características, dificuldades ou virtudes pessoais. Todos são importantes para o Sistema.

Equilíbrio

Todo ser é dotado da capacidade de troca, oferecendo a outros seus dons, capacidades e habilidades e recebendo daqueles o que for importante para satisfazer suas necessidades de sobrevivência, crescimento e desenvolvimento.


Uma relação equilibrada, quando ambas as pessoas compartilham mutuamente, dando e recebendo aquilo que cada um é capaz, é uma relação que promove o amadurecimento a liberdade e o bem-estar.

Agende sua Constelação
Paulo e Marcia
Terapeutas
Constelação Familiar Sistêmica

Origem e Conceito

Bert Hellinger

Bert Hellinger nasceu na Alemanha, numa família católica com muitos filhos, no período entre as duas guerras mundiais, diante de um contexto econômico e social muito difícil que levou ao surgimento do partido Nazista. Aos doze anos ganhou uma anotação em seu boletim escolar feita por um policial político nazista por discordar que um famoso filósofo Alemão que morrera antes do nazismo, fosse nazista.


 

Com a eclosão da 2ª Guerra mundial foi recrutado para guerra e logo capturado pelas tropas americanas passando um ano como prisioneiro de Guerra. Após, retorna para Berlim onde serviu em uma ordem Missionária Católica, sendo enviado para África do Sul. 


Na África do Sul ele se envolve com a tribo Zulu, aprendendo muitas coisas com a tribo como o grande respeito que possuíam por seus pais, a forma como as mães Zulus tratavam suas crianças, também que dentro do ambiente da tribo existiam poucos conflitos familiares.


 

Então se questionou o porquê algumas vezes os valores morais eram colocados acima dos valores pessoais em situações como o Nazismo e o Apartheid. Percebeu que o que atua por traz dos valores morais é a consciência leve e pesada. Foi então que reconheceu as 03 ordens do amor, leis universais que atuam sobre todos os relacionamentos humanos.

“Sentimento de culpa é substituto da ação. Quem sente culpa não faz nada. Permanece passivo”

Na maioria das vezes, você não precisa de um novo caminho, mas de uma nova forma de caminhar

Agende sua sessão
Realizamos
Pessoal

A Constelação visa, de forma prática e vivencial, dissolver antigos padrões (conflitos e doenças que se repetem) familiares que de alguma forma impedem o livre fluxo de amor entre os membros de um sistema.

Nossa família nos fortalece e nos apóia quando conhecemos e nos rendemos às leis ou ordens que regem nosso sistema familiar. Ela nos enfraquece quando essas mesmas ordens são desconhecidas ou desrespeitadas, gerando toda sorte de emaranhamentos ou desequilíbrios familiares. Fazer a sua Constelação Familiar significa trazer força e equilíbrio para você e para todo o seu sistema familiar.

Empresarial

“A meta de uma constelação organizacional são soluções. Através das constelações organizacionais se tornam visíveis soluções para um sistema. Soluções que incluem mais e levam adiante. Via de regra, os temas privados que atuam em uma empresa não são trabalhados, apenas se for solicitado. Portanto, quando todas as análises e providências não ajudam, frequentemente o que ajuda é uma olhada no sistema como um todo, e com isso uma olhada naquilo que atua atrás das aparências. A solução é sempre uma solução para todos do sistema.” 

Por René Schubert.

Pedagogia 

A pedagogia sistêmica é uma nova forma de olhar e explicar o processo educativo, que pressupõe que na aula interagem o professor, os alunos e a escola, representada por suas autoridades e o conteúdo acadêmico. Todos com suas histórias específicas, suas origens, seus valores e suas normas.


Olhar a aula com esta referência “permite a observação dos vínculos e da natureza das relações entre a escola e o estudante, assim como das relações que se estabelecem entre todos os elementos e as implicações que surgem, e onde a família exerce importante influência no resultado final”. (OLVERA, 2009 Pág. 52)

Agende sua Constelação

Atendimentos

• Presencial ou Online


• Presencial: individual ou nos workshops


• Online: Whastssap, ou Sala Exclusiva  


• Atendimento com ou sem a presença de terceiros

O trabalho de constelação familiar é considerado o método mais efetivo na resolução de problemas de ordem sistêmica, revelando dinâmicas ocultas que antes não se podia ver de forma clara.

“Só o imperfeito pode evoluir. O perfeito já se estagnou, cristalizou-se. Portanto, só o imperfeito tem futuro”

Solicite informações

Fiz com Paulo várias  Constelações Familiares Sistêmicas e através dessa ferramenta resolvi vários temas importantes em minha vida. Mesmo durante pandemia  não fiquei desassistida, realizando tanto as constelações on line quanto as sessões de Biomagnetismo à  distância. Sou admiradora do trabalho de Paulo e Marcia, terapeutas responsáveis e competentes que vão ficar para a vida. Recomendo de olhos fechados.

(Maria Célia de França)

Maria-Celia
Maria Célia Advogada

Eu tinha sérios problemas com os homens, fui casada, e os namorados tinham os mesmos padrões... Enfim, fiz um Constelação via internet.  Me dei conta de coisas na minha vida e na minha relação com meu pai.  Houve uma mudança significativa na minha vida

Adriana
Jane Wilde Farmacêutica

Era muito envergonhado e entrar em um novo grupo era algo duro para mim.  Conheci o Paulo Cesar em um evento, e “por acaso” o Paulo me chamou para participar de uma dinâmica.  Foi incrível o que ele falou com a constelação que foi feita.  Situações da minha avó, minha relação com meu pai... Fiquei em de boca aberta, e me sentir como um pássaro que sai da gaiola.  Sou imensamente grato ao Paulo Cesar, e hoje sei que sou visto e faço parte.

JoaoVictor
João Victor Melo Operador de T.I.

Acompanhe